Boas Práticas Boas Práticas
BOAS PRÁTICAS
Boas práticas relacionadas a Spam
O QUE É SPAM?
SPAM – É o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando este tipo de mensagem possui conteúdo exclusivamente comercial também é referenciado como UCE (Unsolicited Commercial E-mail – E-mail comercial não solicitado).
Assim, podemos defini-lo como uma mensagem eletrônica enviada automaticamente e sem prévia autorização a milhares de pessoas que fazem parte de uma “lista de e-mail”, com o objetivo de vender um produto ou um serviço. Mas o SPAM também pode ser uma prática utilizada para aplicar golpes.
Quem promove a prática de SPAM?
Quem promove a prática de SPAM, chamado de “spammer”, costuma ter interesse financeiro. Com o intuito de atingir um número relevante de compras, vendedores começam a enviar e-mails com propagandas para milhares de pessoas. Outros spammers usam essa prática para conseguir dados bancários e pessoais do usuário.
Que ameaça o SPAM nos traz?
Spams estão diretamente associados a ataques à segurança da Internet e do usuário, sendo um dos grandes responsáveis pela propagação de códigos maliciosos*, disseminação de golpes e venda ilegal de produtos.
*Códigos Maliciosos
Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Uma vez instalados, os códigos maliciosos passam a ter acesso aos dados armazenados no computador e podem executar ações em nome dos usuários. Os principais motivos que levam um atacante a desenvolver e a propagar códigos maliciosos são a obtenção de vantagens financeiras, a coleta de informações confidenciais, o desejo de autopromoção e o vandalismo. Além disso, os códigos maliciosos são muitas vezes usados como intermediários e possibilitam a prática de golpes, a realização de ataques e a disseminação de spam.
Algumas mensagens de SPAM carregam consigo vários tipos de mawares como vírus, cavalos de tróia, worms, backdoors, dentre outros. O objetivo deste tipo de SPAM é infectar a máquina do usuário para conseguir alguns tipos de informações do usuário.
COMO SE PROTEGER CONTRA SPAM?
Proteja o seu computador ou dispositivo móvel
Ter um antivírus para manter o dispositivo seguro ajuda a prevenir malwares, que podem invadir o seu sistema através de, por exemplo, download de arquivos duvidosos. Esses malwares podem acessar os seus dados e enviar alguns SPAMs básicos para você.
Ao receber um e-mail, não responda!
Se você responder, quem está lhe incomodando com esses e-mails vai saber que o seu endereço é ativo e vai continuar mandando mais SPAM.. Não aceite, não abra, simplesmente ignore.
Alguns cuidados que você deve tomar para tentar reduzir a quantidade de spams recebidos são:
Não click em links recebidos em spams e não responda mensagens deste tipo (estas ações podem servir para confirmar que seu e-mail é válido);
Seja cuidadoso ao fornecer seu endereço de e-mail. Existem situações onde não há motivo para que o seu e-mail seja fornecido. Ao preencher um cadastro, por exemplo, pense se é realmente necessário fornecer o seu e-mail e se você deseja receber mensagens deste local;
Crie contas de e-mail secundárias e forneça-as em locais onde as chances de receber spam são grandes, como ao preencher cadastros em lojas e em listas de discussão;
Respeite o endereço de e-mail de outras pessoas. Use a opção de "Bcc" ao enviar e-mail para grandes quantidades de pessoas. Ao encaminhar mensagens, apague a lista de antigos destinatários, pois mensagens reencaminhadas podem servir como fonte de coleta para spammers.