Tipos de Estágios
São duas modalidades de estágios obrigatórios: estágios básicos e estágios específicos.
Os Estágios Básicos (EB) visam consolidar competências e habilidades previstas no núcleo comum do curso e são de dois tipos:
1) Estágio Básico de Observação (EBO), disponibilizado no 4º período;
2) Estágio de Planejamento de Intervenção (EPI), disponibilizado no 6º período.
Para cada Estágio Básico a carga horária prática é de 40h, cumprida em um único local. As sessões de orientação na UFPE ocorrem nas segundas-feiras, de 11h30 às 13h10.
Os Estágios Específicos (EE) visam consolidar habilidades e competências exigidas para o início do exercício profissional em articulação com as ênfases curriculares do curso. São de dois tipos: EE 1 e EE 2. Cada estágio possui carga horária de 240h, totalizando 480h.
Para a realização do EE 1 é necessário que todos componentes curriculares obrigatórios tenham sido cursados. O EE2 tem como pré-requisito a finalização do EE1. As sessões de orientação na UFPE ocorrem nas segundas-feiras à tarde.
Local do Estágio
A definição do local do Estágio é feita no semestre anterior ao que a/o estudante pretende cursar o Estágio, a partir de processos deflagrados pela Coordenação de Estágios em Psicologia e/ou por processos seletivos de Instituições Conveniadas com a UFPE. A Coordenação de Estágios realiza reuniões preparatórias, disponibilizando um formulário de consulta através do seu blog e também através de cartazes colados no mural ao lado da sua sala no nono andar do CFCH.
Manual de Estágios Obrigatórios
A Coordenação de Estágios disponibiliza um Manual de Estágios reunindo as principais informações sobre preparação para entrada nos estágios obrigatórios: perguntas frequentes, documentos preparatórios e dicas sobre preenchimento detalhado da documentação exigida.
Horário de Atendimento da Coordenação de Estágios
A Coordenação de Estágios está em atendimento remoto durante a fase 4 do Plano de convivência da UFPE com a covid-19. Você pode nos escrever no e-mail estagios.psiufpe@gmail.com
Estágios Específicos
Os estágios Específicos caracterizam-se pela atuação efetiva da/o estagiária/o nas atividades de responsabilidade da/o psicóloga/o supervisora/or. Iniciam quando a documentação exigida é assinada por todas as partes implicadas no Termo de Compromisso de Estágio e entregue na secretaria do curso de graduação. Para conhecer em detalhe a documentação necessária, consulte o Manual de Estágios - 4ª Edição e as Normas de Estágio Específico. É importante também consultar as Normas para estágios obrigatórios durante a pandemia de covid-19.
São documentos essenciais antes da assinatura do Termo de Compromisso de Estágio:
- Programa Institucional de Estágio
- Cadastro da/o Supervisora/or
Para avaliação e acompanhamento dos Estágios, esses documentos deverão ser apresentados:
- Ficha de Frequência no campo
- Ficha de Avaliação da/o Supervisora/or
- Ficha de Avaliação da/o Orientadora/or
- Modelo de Relatório de Estágio Específico 1
- Modelo de Relatório de Estágio Específico 2
Estágios Básicos
Para conhecer em detalhe a documentação necessária para realização dos Estágios Básicos, consulte o Manual de Estágios - 4ª Edição.
O EBO tem carga horária prática de 40h, sob supervisão de psicóloga/o no campo e 50h de orientação com professor/a na UFPE. O EBO é disponibilizado no 4º período do curso e tem como horário de referência para a prática, as terças-feiras, de 8h às 12h. São organizadas três turmas para orientação que ocorrem nas segundas das 11h30 às 13h10 na UFPE. Segundo nosso projeto pedagógico (p.26) o objetivo do Estágio Básico de Observação (EBO) “é instrumentalizar o estudante de Psicologia para a utilização da observação como procedimento que possibilite a delimitação do contexto, identificação, descrição e inferência do fenômeno a ser observado, visando a reflexão sobre os processos psicológicos em desenvolvimento”.
O Estágio Básico de Planejamento de Intervenção (EPI) tem carga horária prática de 40h, sob supervisão de psicóloga/o no campo e 50h de orientação com professor/a, na UFPE. O EPI é disponibilizado no 6º período do curso e tem como horário de referência para a prática, as quintas-feiras, de 8h às 12h. São organizadas três turmas para orientação que ocorrem nas segundas das 11h30 às 13h10 na UFPE. De acordo com nosso projeto pedagógico (p.27) o EPI “visa a utilização de técnicas ou instrumentos da Psicologia para subsidiar a análise e interpretação de situações que permitam o planejamento de uma intervenção profissional. A proposta é que o estudante possa escolher e propor instrumentos e procedimentos metodológicos pertinentes às situações observadas”.
São documentos importantes para acompanhamento e avaliação do estágio básico:
- Ficha de Frequência no campo
- Ficha de Avaliação da/o Supervisora/or
- Ficha de Avaliação da/o Orientadora/or
Estágios Básicos
Para conhecer em detalhe a documentação necessária para realização dos Estágios Básicos, consulte o Manual de Estágios - 4ª Edição.
O EBO tem carga horária prática de 40h, sob supervisão de psicóloga/o no campo e 50h de orientação com professor/a na UFPE. O EBO é disponibilizado no 4º período do curso e tem como horário de referência para a prática, as terças-feiras, de 8h às 12h. São organizadas três turmas para orientação que ocorrem nas segundas das 11h30 às 13h10 na UFPE. Segundo nosso projeto pedagógico (p.26) o objetivo do Estágio Básico de Observação (EBO) “é instrumentalizar o estudante de Psicologia para a utilização da observação como procedimento que possibilite a delimitação do contexto, identificação, descrição e inferência do fenômeno a ser observado, visando a reflexão sobre os processos psicológicos em desenvolvimento”.
O Estágio Básico de Planejamento de Intervenção (EPI) tem carga horária prática de 40h, sob supervisão de psicóloga/o no campo e 50h de orientação com professor/a, na UFPE. O EPI é disponibilizado no 6º período do curso e tem como horário de referência para a prática, as quintas-feiras, de 8h às 12h. São organizadas três turmas para orientação que ocorrem nas segundas das 11h30 às 13h10 na UFPE. De acordo com nosso projeto pedagógico (p.27) o EPI “visa a utilização de técnicas ou instrumentos da Psicologia para subsidiar a análise e interpretação de situações que permitam o planejamento de uma intervenção profissional. A proposta é que o estudante possa escolher e propor instrumentos e procedimentos metodo