Ouvidoria
Ouvidoria Geral
Sobre a Ouvidoria-Geral
Criada em 2012, a Ouvidoria Geral da UFPE se constitui em espaço de acolhida e escuta de Manifestações (sugestão, solicitação, reclamação, denúncia, elogio) por parte da população, garantindo a participação social como exercício de cidadania. Além disso, é setor importante na qualificação do serviço público. Relatórios analíticos sobre os temas trabalhados na rotina da Ouvidoria são apresentados a setores da gestão universitária, com objetivo de inspirar a construção de fluxos, rotinas, processos que otimizem a vida e as relações na UFPE.
Tendo como foco o direito comunicativo, a Ouvidoria Geral deverá ser procurada sempre que forem esgotadas as tentativas de solução da questão junto às unidades administrativas competentes da UFPE.
Sobre a Seção de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Registre sua Manifestação / Demanda
Se você quer registrar uma manifestação ou realizar uma demanda de Acesso à Informação, não mande por e-mail. O canal oficial para registros é a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, a Plataforma Fala.BR. Veja abaixo os tipos de manifestação que você pode fazer:
A Controladoria-Geral da União (CGU) disponibiliza o manual de uso da Plataforma Fala.BR. Caso você precise de ajuda para utilizar o sistema, pode consultar as seguintes seções:
Acessando o Sistema (cadastro / tipos de login / recuperação de senha / funcionalidades)
Nova Manifestação (registro / registro de denúncia ou reclamação anônima)
Minhas Manifestações (acesso / ações)
Manifestação de Denúncia - Portaria dispõe sobre o encaminhamento e o registro de denúncias pelas unidades no âmbito da UFPE.
Atendimento
A Ouvidoria-Geral e a Seção de Atendimento ao Cidadão realizam atendimentos presenciais, preferencialmente mediante agendamento.
Para agendar o atendimento com a Ouvidoria-Geral e na Seção de Atendimento ao Cidadão /SIC, acesse atendimento agendado.
Painel Resolveu?
O Painel Resolveu? é uma ferramenta que reúne informações sobre manifestações de ouvidoria (denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação) que a Administração Pública recebe diariamente pela Plataforma Fala.BR. A aplicação permite pesquisar examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. Acesse o Painel Resolveu.
Painel LAI
O Painel Lei da Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) apresenta um panorama da implementação da norma no Poder Executivo Federal. Há informações sobre números de pedidos e recursos, cumprimento de prazos, perfil de solicitantes, transparência ativa, entre outros aspectos. Os dados são extraídos da Plataforma Fala.BR. Acesse o Painel LAI.
Guia Lilás
O Guia Lilás: orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal, instituído pela Portaria Normativa SE/CGU n° 58, de 7 de março de 2023, integra o Plano de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação no Poder Executivo Federal, coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Esta primeira versão será revisada após desenvolvimento das atividades do Grupo de Trabalho Interministerial que debaterá este Plano
Ouvidora
Geyza D'Ávila
Portaria de designação de Ouvidora-Geral da UFPE, a partir de 07 de julho de 2022 - nº 3225/2022 - UFPE.
Portaria de Designação como AMLAI a partir de 05 de agosto de 2022 - nº 3515/2022 - UFPE.