A startup Aicury - Intelligent Wound Care Services, incubada no Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da UFPE, teve seu projeto selecionado no Edital Grand Challenges Inteligência Artificial, da Fundação Bill & Melinda Gates, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esse projeto é voltado ao monitoramento de feridas cirúrgicas, visando aprimorar o cuidado e a recuperação de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 235 projetos nacionais participaram da seleção, dos quais nove foram aprovados dentro do limite orçamentário.
O projeto intitula-se “Implantação de Chatbot baseado em LLM para Vigilância Pós-Alta Hospitalar de Pacientes com Feridas Cirúrgicas no SUS: Aplicação Piloto no Hospital das Clínicas de Pernambuco (HC-UFPE)”. A coordenadora é Shirley da Silva Jacinto de Oliveira Cruz, que também é chefe do Setor de Saúde Digital do HC. Esse é um projeto pioneiro de implantação de um sistema inteligente para o monitoramento de pacientes em pós-alta hospitalar com feridas cirúrgicas, em colaboração estreita com o Hospital das Clínicas da UFPE.
O resultado final da seleção, divulgado recentemente, e os demais documentos referentes ao Edital Grand Challenges Inteligência Artificial podem ser consultados no portal da Fiocruz.
STARTUP - A Aicury volta-se à inovação na saúde digital, oferecendo soluções que prometem transformar o cuidado ao paciente e elevar o padrão de monitoramento de feridas no SUS. A CEO da startup é Geicianfran da Silva Lima Roque (doutoranda no Centro de Informática/CIn-UFPE). A startup também é constituída por Rafael Roque (CTO) e por José William Araújo do Nascimento (doutorando no CIn), sendo o CPO da startup.
Mais informações
Polo Tec da UFPE
polotec@ufpe.br
José William Araújo do Nascimento
jwan@cin.ufpe.br