- UFPE/
- Institucional/
- Orgãos Suplementares/
- Editora UFPE/
- Notícias - Editora/
- Livro da Editora UFPE aborda influência de lideranças protestantes imigrantes no Brasil
Notícias Notícias
Livro da Editora UFPE aborda influência de lideranças protestantes imigrantes no Brasil
A obra explora a trajetória de líderes religiosos estrangeiros que contribuíram para a disseminação do cristianismo no Brasil
Explorar a trajetória de líderes religiosos estrangeiros que contribuíram para a disseminação do cristianismo no Brasil ao mesmo tempo em que traz uma ampla investigação acadêmica sobre o impacto dessas lideranças no cenário religioso brasileiro. Este é o objetivo do livro “Lideranças protestantes imigrantes no Brasil: ensaios biográficos”, organizada pelo professor Paulo Julião da Silva, do Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação (DFSE), do Centro de Educação (CE) da UFPE, junto com Carlos André Silva de Moura, professor associado da Universidade de Pernambuco (UPE), e José Roberto de Souza, docente no Seminário Presbiteriano do Norte (SPN). A obra integra a Série Ars Historica, da Editora UFPE.
O livro examina a atuação de missionários e missionárias que chegaram ao Brasil entre os séculos XIX e XX, oferecendo uma análise crítica das diversas estratégias e projetos eclesiásticos que contribuíram para a consolidação do cristianismo no país. Desde a virada cultural dos anos 1970, os estudos sobre religiões passaram a se concentrar não apenas nas instituições, mas também nas práticas e nas experiências individuais dos agentes religiosos, que são amplamente exploradas na obra. A publicação é direcionada a pesquisadores das áreas de história, teologia, antropologia, sociologia e ciências da religião, além de leitores interessados no tema.
O professor Paulo Julião, que também é autor de um capítulo e da apresentação da obra, destaca que o livro debate questões conceituais sobre o protestantismo e oferece uma perspectiva contemporânea sobre as lideranças protestantes, abordando, entre outros aspectos, o papel das mulheres nas missões cristãs, contribuindo com o debate de gênero nas discussões e as complexidades do missionarismo protestante no Brasil. Além de Paulo Julião, o livro conta com a colaboração de dois outros docentes da UFPE: Márcio Ananias Ferreira Vilela, do Colégio de Aplicação (CAp); e Roberto Motta, professor aposentado do Departamento de Sociologia.
Os interessados podem acessar o livro “Lideranças protestantes imigrantes no Brasil: ensaios biográficos” gratuitamente, em formato de e-book, no site da Editora UFPE.
Sinopse
Desde a virada cultural da década de 1970, os estudos sobre as religiões têm se fortalecido entre os pesquisadores. As investigações não se limitam às análises em torno das instituições, mas também buscam compreender as “artes de fazer” em meio aos personagens que trabalharam em torno da difusão da fé, a exemplo dos missionários e das missionárias que se distribuíram pelos vários continentes. A obra "Lideranças protestantes imigrantes no Brasil: ensaios biográficos" apresenta uma ampla discussão em torno de diferentes projetos eclesiásticos, com a análise da experiência de estrangeiros que influenciaram a consolidação do cristianismo no país.
O livro reúne capítulos de pesquisadores de diferentes instituições do Brasil, com formação diversificada, mas que observaram as ações dos missionários a partir de questões culturais, políticas e econômicas. Nesse sentido, os textos apresentam a rede de complexidades em torno das missões, conectadas com as transformações sociais vivenciadas no país entre os séculos XIX e XX.