Departamento de Engenharia Nuclear
Pesquisa Pesquisa
O Grupo de Dosimetria e Instrumentação Nuclear (GDOIN) é um dos 11 grupos de pesquisa do Departamento de Energia Nuclear (DEN). As pesquisas desenvolvidas por este grupo têm resultado na transferência de tecnologia para a industria nacional, com a produção de equipamentos para a dosimetria de feixes de raios-X de baixa e alta energia e de radiação gama do Co-60 e Cs-137 e de detectores de radiação ionizante. Além disso, as pesquisas desenvolvidas têm resultado na melhoria de qualidade da imagem radiológica e na implantação de programas de garantia de qualidade em diversos institutos de radiodiagnóstico e de medicina nuclear. O grupo vem sendo apoiado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e na área de medicina nuclear é um dos centros de referência que foi instalado pela AIEA para o apoio aos institutos de medicina nuclear do país.
Líder(es) do grupo:
Helen Jamil Khoury - khoury@ufpe.br
Área predominante:
Dosimetria e Instrumentação Nuclear
Linhas de Pesquisa:
a) Desenvolvimento de detectores de radiação - Nesta linha são realizadas pesquisas com semicondutores visando o projeto e a construção de sensores de radiação com aplicação em espectrometria e dosimetria das radiações ionizantes. São também realizadas pesquisas com quartzo e oxido de alumínio visando o seu uso na dosimetria das radiações.
b) Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico e Medicina Nuclear- Pesquisas são desenvolvidas visando a estimativa da dose ocupacional e a recebida pela população devido ao uso da radiação em procedimentos de radiodiagnóstico, medicina nuclear e radioterapia.
c) Dosimetria Numérica - Desenvolvimento de simuladores tomográficos do corpo humano visando o cálculo da dose em diversos órgãos e a estimativa do risco.
c) Desenvolvimento de Equipamentos - Pesquisas são realizadas visando o projeto e a construção de instrumentação nuclear para aplicações médicas e industriais.
Árvore do conhecimento:
Energia Nuclear
Setores de aplicação:
Aplicações Nucleares
Objetivo:
Desenvolvimento de Pesquisa em formação de Recursos Humanos ns área de Instrumentação Nuclear de Aplicação Nucleares na Indústria e Medicina.
Prestação de Serviços:
O Grupo DOIN desenvolve atividades de consultoria a indústria, hospitais e clinicas de todas as regiões do país com ênfase na região norte e nordeste . As principais atividades são:
a) Avaliação da Qualidade da imagem e dose paciente
b) Controle de qualidade dos equipamentos de raios-Xc) Realização de cursos de capacitação em proteção radiológica para técnicos, físicos , engenheiros, médicos e biomédicos
d) Desenvolvimento de material didático na área de instrumentação nuclear, dosimetria e radioproteção
e) Serviços de Calibração de Monitores de Radiação- O Grupo DOIN realiza através do Laboratório de metrologia das Radiações Ionizantes (LMRI/DEN) serviços de calibração de monitores de radiação, canetas dosimétricas e monitores de alarme com feixes de Co-60, Cs-137 e raios-X. O LMRI atende a instituições de todo o paíss.
Física e Química das Radiações em Polímeros Estudo dos mecanismos de degradação e estabilização de sistemas poliméricos quando submetidos à irradiação de baixa e alta energia, visando aplicações de esterilização de artefatos médico-hospitalares por radiação ionizante.. Desenvolvimento, a partir de formulações convencionais, de novos sistemas poliméricos estáveis às radiações ionizantes. Para esse fim, usa-se aditivos comerciais originalmente desenvolvidos para estabilização termo e foto-oxidativa, assim como por meio de misturas físicas (blendas) com outros polímeros resistentes à radiação. Desenvolvimento de novos compostos nanoestruturados a base de polímero condutor tendo em vista aplicações de estabilização radiolítica. Desenvolvimento de dosímetros plásticos a base de polímero condutor e isolante.
Líder(es) do grupo:
Elmo Silvano de Araújo
E-mail: esa@ufpe.br
Área predominante:
Engenharia Nuclear; Aplicações de Radioisótopos
Linhas de Pesquisa:
- Química das Radiações em Sistemas Poliméricos;
- Degradação e Estabilização de Sistemas Poliméricos
Árvore do conhecimento:
- Aplicações industriais de radioisótopos;
- Polímeros, Aplicações;
- Polímeros e Colóides;
- Espectroscopia
Setores de aplicação:
- Indústria de Polímeros Sintéticos;
- Indústria de Aditivos;
Objetivo:
- Estudar os mecanismos de degradação e estabilização nos sistemas poliméricos expostos às radiações de baixa e alta energia.
- Desenvolver blendas e compósitos poliméricos com a finalidade de gerar novos produtos estáveis às radiações.
- Desenvolver dosímetros plásticos a base de polímeros condutores e isolantes.
- Desenvolver novas formulações de estabilizantes radiolíticos a base de nanotubos de polianilina.
- Formação de Recursos Humanos na área de Irradiação de Polímeros
Laboratório de Polímeros:
- Viscosimetria em banho termoestático: Determinação da massa molar viscosimétricia média de polímeros; Determinação de parâmetros de miscibilidade de blendas poliméricas;
- Espectrofotômetro UV-vis: Determinação de propriedades ópticas - Transmitância luninosa, Índice de amarelamento;
- Refratômetro ABBE: Determinação do índice de refração de sistemas poliméricos.
A missão precípua do Grupo de Engenharia de Reatores é formar recursos humanos de alto nível e realizar pesquisas na área de produção de energia e das aplicações de materiais nucleares e radioativos, que possam contribuir de modo significativo para o desenvolvimento social e econômico do País.
Líder(es) do grupo:
Carlos Alberto Brayner de O. Lira
E-mail: cabol@ufpe.br
Fernando Roberto de A. Lima
E-mail: falima@globo.com
Área predominante:
Engenharia Nuclear, Tecnologia de Reatores
Linhas de Pesquisa:
- Análise Neutrônica
- Aplicações de Reatores Inovativos
- Cálculos de Sensibilidade Utilizando Métodos Perturbativos
- Termoidraulica de Centrais Nucleraes
Árvore do conhecimento:
Engenharias; Engenharia Nuclear; Aplicações de Radioisótopos;
Setores de aplicação:
- Produção de Energia;
- Usos e aplicações de materiais radioativos e nucleares;
Objetivo:
Os principais objetivos do Grupo de Engenharia de Reatores do DEN/UFPE podem ser resumidos em:
- Ministrar o ensino em grau superior, realizar pesquisa e estimular atividades criadoras no campo das tecnologias energéticas e nucleares e da engenharia de reatores nucleares em particular, formando profissionais e especialistas e ampliando os campos do conhecimento humano nestas áreas;
- Estender o ensino e a pesquisa à comunidade, mediante cursos ou serviços especiais;
- Aplicar-se ao estudo da realidade brasileira e colaborar no desenvolvimento do País, e do Nordeste em particular, articulando-se com os poderes públicos e a iniciativa particular;
- Realizar intercâmbio científico e cultural, bem como participar de programa oficiais de cooperação nacional e internacional.