Notícias Notícias

Voltar

Revitalização das línguas ciganas em Pernambuco é tema de seminário na UFPE

O evento ocorre no próximo dia 22, a partir das 14h, no miniauditório I do Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Campus Recife

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe) e o Núcleo de Estudos Indigenistas (NEI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promovem o seminário “Questões e perspectivas na revitalização das línguas ciganas em Pernambuco”. O evento ocorre no próximo dia 22, a partir das 14h, no miniauditório I do Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Campus Recife da UFPE. Os interessados podem se inscrever no local do evento.

O evento tem como objetivo fomentar discussões sobre o cenário histórico, territorial, cultural e linguístico dos povos ciganos em Pernambuco a partir da abordagem de questões envolvendo a revitalização das línguas Roma (ciganas) no estado, bem como perspectivas e desafios. Entre os palestrantes estão Renato Athias, coordenador do Nepe e docente do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE. Ele falará sobre “Territorialização e mobilidade entre os Roma em Pernambuco - Temas e problemas da revitalização linguística”.

Os participantes conferem ainda as palestras “Ciganos da etnia Calon: Dos países ibéricos à capitania de Pernambuco”, com o presidente da Associação dos Ciganos de Pernambuco (Acipe) e coordenador estadual da Confederação Brasileira Cigana (CBC), Enildo Soares dos Santos Filho; e “Revitalização linguística no cenário brasileiro: Avanços e desafios”, com a docente do Departamento de Letras da UFPE e membro do NEI, Maria Luisa Freitas. O seminário contará ainda com apresentação de dança cigana com Rhanya Freire.

Data da última modificação: 14/11/2024, 15:57