José Ricardo Costa de Mendonça
https://orcid.org/0000-0001-7718-984X
Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS); graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE); graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior. Especialista em Design instrucional; Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE; Pós-Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGS/FACHIF/UFMG - 2012); Pós-Doutorado em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Pós-Doutorado em andamento em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Professor do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE. Professor e Coordenador do Mestrado Profissional em Administração (MPAdm/UFPE). Com experiência na área de Administração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento organizacional; competências profissionais; metodologia de pesquisa qualitativa; ensino/aprendizagem e EAD; Teoria Social Cognitiva.
GRUPO DE PESQUISA
NiCHO - Núcleo de Investigação em Comportamento Humano e Organizações
PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO
- Suporte familiar, auto eficácia e qualidade de vida: um estudo com universitários de graduação. Início: 2020. Sem fomento.
ARTIGOS RECENTES
- BATISTA, Suelen Mazza; MENDES, Diego Costa; SILVA, Giselle Alves; MENDONÇA, José Ricardo Costa de. Jornada Trans - um estudo acerca da trajetória de travestis e mulheres transexuais no mercado de trabalho do Recife. Revista Perspectivas Contemporâneas. v. 15, n. 2, mai./ago. 2020. p. 144-166.
- PEREIRA, Marcela Rebecca; MENDONÇA, José Ricardo Costa de; SANTOS-JÚNIOR, Luiz Sebastião dos. Mentoria formal como estratégia de ação para a formação de competências criativas. Revista Brasileira de Administração Científica. v. 11 n. 2, abr, mai, jun. 2020. p. 204-213.
- PEREIRA, Marcela Rebecca; MENDONÇA, José Ricardo Costa de; SANTOS-JÚNIOR, Luiz Sebastião dos. Por uma pedagogia da criatividade para os cursos da área de gestão: desenvolvendo competências criativas. Revista Brasileira de Administração Científica. v. 11 n. 2, abr, mai, jun. 2020. p. 204-213.
- MENDONÇA, José Ricardo Costa de; FERNANDES, Danielle Cireno; HELAL, Diogo Henrique; CASSUNDÉ, Fernanda Roda. Políticas públicas para o Ensino Superior a Distância: um exame do papel da Universidade Aberta do Brasil. Revista Ensaio: avaliação em políticas públicas em educação v. 28, n. 106, jan-mar, 2020. p.
- SILVA, Carolinne Rodrigues de Souza; MENDONÇA, José Ricardo Costa de. Suporte Organizacional no Setor Público: a Percepção de Gestores de uma Secretaria Estadual. Revista Teoria e Prática em Administração. v. 9, n. 2: jul/dez, 2019.