Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC)
Área de concentração e linhas de pesquisa
Área de Concentração: Educação Contemporânea
Estuda os fenômenos educativos contemporâneos, analisando as questões locais, regionais e globais das diferentes experiências educativas no âmbito da educação e da diversidade, assim como os múltiplos aspectos sobre a docência e os processos de ensino e de aprendizagem, em contextos escolares e não-escolares.
Caracteriza-se pelo estudo das experiências educativas relacionadas à educação e diversidade, contemplando investigações que abordam, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, no âmbito escolar e não-escolar, temáticas como gênero e sexualidade; pluralismo étnico-racial; educação do campo; educação escolar indígena; educação escolar quilombola; educação popular; estética e imaginário; e tecnologias sociais e educacionais. Essa linha se define no campo de novos objetos de estudo e abordagens sobre a diversidade e suas temáticas emergentes, estabelecendo aproximação e diálogos com as experiências educativas de povos e comunidades tradicionais, dos movimentos sociais e suas pautas de luta política.
Corpo Docente:
Professora Doutora Allene Lage;
Professora Doutora Daniela Nery Bracchi;
Professor Doutor Everaldo Silva;
Professor Doutor Fernando da Silva Cardoso;
Professor Doutor Marcelo Miranda;
Professor Doutor Mario de Carvalho;
Professor Doutor Sandro Salles;
Professor Doutor Saulo Feitosa.
Contempla a produção de conhecimentos sobre questões contemporâneas relacionadas à docência e aos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, articula investigações que abordam, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, temas como políticas e práticas de currículo; avaliação e formação docente; profissionalização docente; saberes e práticas de ensino; processos de ensinar e aprender em diferentes áreas de conhecimento. Essa linha se situa em torno de objetos de estudo consolidados no campo da educação, lançando novas perspectivas teórico-metodológicas sobre a docência e os processos de ensino e aprendizagem, com abertura para abordagens e metodologias inovadoras sobre esses objetos de estudo.
Corpo Docente:
Professor Doutor Alexsandro da Silva;
Professor Doutor Artur Morais;
Professora Doutora Carla Acioli;
Professora Doutora Conceição Salles;
Professor Doutor Gustavo Henrique da Silva Lima;
Professora Doutora Iranete Lima;
Professor Doutor Janssen Silva;
Professora Doutora Kátia Cunha;
Professora Doutora Lucinalva Almeida;
Professora Doutora Maria Joselma Franco.