Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)
Sobre o Programa
O Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE, criado em 1978 com o Curso de Mestrado e passando a integrar em 2002 o Doutorado, tem por finalidade contribuir para o entendimento e melhoria da educação brasileira, a partir da realização de estudos, pesquisas e abordagens teóricas que influenciam no debate acadêmico e nas práticas educativas nas escolas e nos demais espaços educativos.
O objetivo geral do Programa é proporcionar a formação de pessoal de alto nível acadêmico. Essa formação requer uma articulação curricular entre as atividades de ensino, pesquisa e orientação, e está direcionada a uma atuação crítica na sociedade, especialmente no setor educacional, com vistas ao fortalecimento do processo de democratização da educação e da sociedade brasileira.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: EDUCAÇÃO
Destaques Destaques
Informações Acadêmicas
Informações Acadêmicas
PERÍODO LETIVO 2024.2
- Calendário Acadêmico 2024.2
- Manual de matrícula de Aluno Regular 2024.2
- Instruções matrícula alunos de outros Programas de Pós-Graduação VINCULADOS ou NÃO a UFPE 2024.2
- Horário de Aulas 2024.2
- Resultado da solicitação de vagas para alunos de outros Programas 2024.2
Disciplinas Isoladas (alunos especiais)
- Manual do candidato à disciplina isolada (retificado 06.08.2024)- inscrições de 07 a 09 de Agosto.
- ANEXO I – Formulário da Carta de Intenção.
- Resultado: Aprovados | Reprovados
- ANEXO II - FICHA DE MATRÍCULA
Seleção Cursos 2025
Seleção Cursos 2025
SELEÇÃO PARA AS TURMAS 2025 | |
A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação torna público os editais com as normas dos Processos Seletivos para Admissão – Ano Letivo 2025 ao corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado e Curso de Doutorado, no Boletim de Serviço nº 134, em 05/08/2024, e nos links disponíveis abaixo.
Inscrições de 15 a 23 de agosto de 2024.
RECURSOS: A interposição de recursos se dará exclusivamente via SIGAA, aqueles que tiverem dificuldades para acessar a área do candidato, devem consultar o Manual do Candidato.
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ESCLARECIMENTOS SOBRE A ELABORAÇÃO DOS PROJETOS DE PESQUISA PARA A SELEÇÃO 2025 Neste Processo Seletivo para os Cursos de Mestrado e Doutorado do PPGEdu: 1. A Análise e a Defesa dos Projetos de Pesquisa constituem uma única Etapa, por isso a Identificação do/a candidato/a no Projeto NÃO SE CONFIGURA MAIS COMO UM CRITÉRIO DE EXCLUSÃO. O anonimato deve ser preservado exclusivamentes nas Provas de Conhecimento e de Línguas Estrangeiras; 2. Os projetos devem ser submetidos no formato de RESUMO EXPANDIDO em até 05 (cinco páginas). A INCLUSÃO DA CAPA É OPCIONAL, mas se o/a candidato/a incluir a capa, ela contará para o limite do número máximo de páginas permitido; 3. Os ITENS MÍNIMOS que devem ESTAR DESTACADOS são: 1) Título 2) Introdução 3) Objetivos (geral e específicos) 4) Metodologia 5) Aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (identificação e justificativa) 6) Resultados esperados. --------------------- ACESSE AQUI: ÁREA DO CANDIDATO ACESSE AQUI: MANUAL DO CANDIDATO ACESSE AQUI:INFORMAÇÕES SOBRE A PROVA DE IDIOMAS - ETAPA 3B (também pode ser acessado por meio do link https://linktr.ee/nlcufpe ) | |
MESTRADO 2025 | DOUTORADO 2025 |
TOTAL DE VAGAS: 58 DIA DA PROVA: 23/09/2024 LOCAL DAS PROVAS: Centro de Educação - UFPE
Errata - 20/08/2024
HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES Resultado (11/09/2024): Homologadas / Não Homologadas
Resultado da solicitação de DISPENSA DA PROVA DE IDIOMAS das inscrições homologadas - 11/09/2024
Resultado dos recursos das inscrições não homologadas dos candidatos ao Mestrado - 18/09/2024
ETAPA 1 - Prova de Conhecimento Geral Local de prova - 20/09/2024 | TOTAL DE VAGAS: 48 DIA DA PROVA: 24/09/2024 LOCAL DAS PROVAS: Centro de Educação - UFPE
Errata 20/08/2024
HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES Resultado (11/09/2024): Homologadas / Não Homologadas
Resultado da solicitação de DISPENSA DA PROVA DE IDIOMAS de idiomas das inscrições homologadas - 11/09/2024
Resultado dos recursos das inscrições não homologadas dos candidatos ao Doutorado - 18/09/2024
Resultado dos recursos da dispensa da prova de idiomas dos candidatos ao Doutorado - 18/09/2024
ETAPA 1 - Prova de Conhecimento Específico Local de prova - 20/09/2024 |
Manuais e Formulários
Manuais e Formulários
- Manual do Discente - SIGAA
- Instruções para marcar Banca de Qualificação
- Instruções para marcação de Defesa de Dissertação ou Tese (Proposição de Banca Examinadora)
- Instruções relativas a histórico acadêmico, declaração de conceitos e incorporação de créditos
- Instruções e formulário para solicitação de passagens e diária
SOLICITAR DIPLOMA
i) Para defesas realizadas após julho de 2021, é necessário seguir as instruções abaixo:
Manual de procedimentos pós-defesa e solicitação de diploma
- Anexo I - Autorização de depósito definitivo
- Anexo II - Requerimento de diploma
ii) Para defesas anteriores a junho de 2021, siga estas instruções:
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Antes de tudo, deve ser realizado o depósito definitivo: Instruções para realização de depósito definitivo de tese/dissertação na Biblioteca Central
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Instruções para solicitação de diploma 1º VIA (para defesas realizadas até 31/05/2021)
iii) Para solicitação de segunda-via de diploma:
Editais
Editais
2024
(NOVO) EDITAL PPGEDU 08/2024 - CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA PUBLICAÇÃO DE LIVROS AUTORAIS -PUBLICADO EM 27.09.2024
(NOVO) EDITAL PPGEDU 07/2024 - CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA TRADUÇÃO DE ARTIGOS - PUBLICADO EM 27.09.2024
(NOVO) EDITAL PPGEDU 06/2024 - CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA ESTUDANTES DO PPGEDU UFPE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICO-ACADÊMICOS - PUBLICADO EM 27.09.2024
EDITAL 05/2024 CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA TRADUÇÃO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÃO DE LIVROS OU E-BOOKS.
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Retificação do Edital 05/2024 Concessão de Auxílio Financeiro para Tradução de Artigos de Publicação de Livros ou E-Books.
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Resultado do Edital de Concessão de Auxílio Financeiro para Tradução de Artigos e Publicação de Livros ou E-Books.
EDITAL 04/2024 CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA ESTUDANTES DO PPGEDU UFPE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICO-ACADÊMICAS
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Retificação do Edital 04/2024 Concessão de Auxílio Financeiro para Estudantes do PPGEdu UFPE para Participação em Eventos Científico-Acadêmicas
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Resultado dos Recursos Referentes ao Edital de Auxílio Financeiro para Estudantes do PPGEdu UFPE para Participação em Eventos Científico-Acadêmicas
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Homologação do Resultado das Submissões.
EDITAL 03/2024 PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA A PROMOÇÃO DE EVENTOS NO PPGEDU UFPE
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Resultado do Edital 03/2024 para Concessão de Auxílio Financeiro para a Promoção de Eventos no PPGEdu UFPE
ELEIÇÃO DA COORDENAÇÃO E VICE-COORDENAÇÃO DO PPGEDU -
EDITAL | HOMOLOÇÃO DAS CHAPAS | RESULTADO
EDITAL 02/2024 - SELEÇÃO DE DOUTORADO 2025
EDITAL 01/2024- SELEÇÃO DE MESTRADO 2025
Notícias PPGEDU Notícias PPGEDU
1. Educação e Espiritualidade
A linha de pesquisa promove estudos, investigações e orientações sobre a educação do ser humano em sua acepção ampla, o que inclui todas as suas possíveis dimensões e modos de ser (consigo mesmo, com outros, com a sociedade), tendo em vista promover o esclarecimento progressivo da ideia de espiritualidade, especialmente naquilo que essa compreensão implica para a formação humana na atualidade.
2. Educação e Linguagem
O grupo desenvolve pesquisas em torno das seguintes temáticas: 1) Representações dos aprendizes sobre os objetos de conhecimento vinculados à língua portuguesa; 2) Representações e práticas dos docentes acerca do ensino e da avaliação em diferentes eixos de ensino da área curricular de língua portuguesa / literatura; 3) Efeitos de diferentes estratégias didáticas na aprendizagem de língua portuguesa / literatura; 4) Formação inicial e continuada do professor de língua portuguesa / literatura; 5) Práticas de alfabetização e letramento; 6) Propostas curriculares, livros didáticos e outros recursos didáticos destinados ao ensino da língua portuguesa / literatura e sua apropriação pelos docentes; 7) História das práticas de leitura e de produção textual vividas pelos docentes e suas relações com o ensino de língua portuguesa; 8) Avaliação educacional e da aprendizagem na área de língua portuguesa / literatura; 9) Ensino e aprendizagem da linguagem escrita e da notação alfabética na educação infantil; 10) Aprendizagem e desenvolvimento de crianças com deficiência na educação infantil e ensino fundamental e processos de apropriação da leitura e escrita de estudantes com deficiência.
3. Educação em Ciências
As pesquisas desta linha procuram ressaltar a superação das dificuldades de ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza, particularmente com Biologia, Ciências e Química, no ensino básico e superior e da Educação Física no ensino Básico, a partir das contribuições da didática das ciências e seus impactos na formação dos professores da área. Discute questões epistemológicas, históricas e sociais que se inserem nos processos de ensino e aprendizagem das ciências da natureza e da saúde, na escola e em espaços informais de aprendizagem. Busca problematizar as demandas da formação docente na perspectiva dos currículos de Ciências da Natureza e da sua materialização nos espaços de aprendizagem.
4. Filosofia e História da Educação
Desenvolve estudos e pesquisas em Filosofia e História da Educação. Investigam-se os modos de conceituar a educação, seus processos e suas categorias, manifestos no universo da produção e escrita do pensamento. Estuda a historicidade e a historiografia das práticas de educabilidade em geral, da produção e circulação do pensamento educacional, da escolarização, das disciplinas escolares, dos processos e das políticas educacionais nos séculos XVIII, XIX, XX.
5. Formação de Professores e Prática Pedagógica
Investiga a formação de professores e a prática pedagógica em diferentes espaços educacionais e níveis e modalidades de ensino, na perspectiva da cultura, da profissionalização e dos saberes docentes, do currículo, e das representações sociais.
6. Identidades e Memórias
As pesquisas dessa linha destacam questões relacionadas à constituição de identidades, memórias e desigualdades sociais, estas últimas analisadas sob vários âmbitos. Neste aspecto, busca-se ampliar os limites da compreensão tradicional de Ciência, combatendo o eurocentrismo epistemológico; para tal, os estudos teóricos e empíricos abrangem temáticas subalternizadas, enfatizando no campo educacional a compreensão tanto dos processos de produção de desigualdades, quanto de iniciativas eficazes na promoção de equidade.
7. Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação
Compreende estudos sobre a atuação do Estado/esferas de governo na educação, buscando entender o padrão educativo/cultural brasileiro em suas distintas manifestações e suas potencialidades de mudança.
8. Subjetividades Coletivas, Movimentos Sociais e Educação Popular
A linha de pesquisa “subjetividades coletivas, movimentos sociais e educação” busca promover estudos avançados em educação sobre problemáticas relacionadas à emergência de subjetividades coletivas , grupos sociais e identidades subalternizadas. Destacam-se questões voltadas à compreensão do lugar da escola, da educação não formal e da educação popular nas sociedades contemporâneas.
A EJA em contexto de privação e liberdade - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/493517
Desigualdades sociais - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/9573953129755730
Discurso, subjetividade e educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/320124
Educação e Espiritualidade - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/20457
Educação e Inclusão Social - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/213883
Educação e Sociedade - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9790
Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/28553
Estudo das organizações educativas - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2668479277398424
Formação de Professor e Profissionalização Docente - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5026
GEFAI - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0074112582395483
GEPIFHRI - Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar Formação Humana, Representações e Identidades - http://dgp.cnpq.br/dgp/
Grupo de estudo em alfabetização, prática docente e formação de professor - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/13373
Gestor - Grupo de Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/13373
GPEALE- GRUPO DE PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO, LINGUAGEM E DECOLONIALIDADE - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/1329245289238365
Grupo de Estudo em Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades -http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4911249772508535
Grupo de Estudos e Pesquisas Foucault e Educação: Reverberações e Ensaios - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/255903
GEPELLL - Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem Leitura e Letramento - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/29332
Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Infoinclusão Docente - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/39751
Grupo de estudos e pesquisas sobre surdez e educação de surdos -http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0647968215489056
Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação e Enfrentamento da Desigualdade - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/244365
Grupo de Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita: avaliação, práticas - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/278464
Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8206
História da educação e das práticas de educabilidade no mundo ibero-americano - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1487285749398911
Laboratório de Antropologia - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42118
Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (Lab-ERER) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/335107
Laboratório de Pesquisa em Políticas Publicas, Currículo e Docência –LAPPUC http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/229241
Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (LAPPES) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/356410
Laboratório de Sociologia do Esporte - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6479199398010376
NÚCLEO DE AVALIAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL – UFPE - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4825530524093466
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42875
Núcleo de Teoria e História da Educação (UFPE) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1031614284296089
NUFOPE - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/34947
NUPEP EJA - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2094712821618212
Oficina de Pensamento Poéticas do Cuidado e Ontologias da Resistência - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/55171
PLEEI - Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/340250
POLÍTICA EDUCACIONAL PLANEJAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/34809
Políticas Públicas de Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5639421115895823
Práticas discursivas na contemporaneidade -http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9839269587222275
Qualificação Profissional e Relações entre Trabalho e Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/21347
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO - hhttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/21347
TEORIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/10340
DEFESAS (Pede-se acessar o ambiente virtual com dez minutos de antecedência do horário de início)
30/08/2024 - 14:00 - DISSERTAÇÃO DE HELEN CARMEM LUCENA DA SILVA: "A CONSTITUIÇÃODAS PROFISSIONALIDADES DOS RECREADORES: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO SESC PERNAMBUCO"
OUTUBRO 2024
JULHO 2024
MARÇO 2024
FEVEREIRO 2024
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Centro de Educação
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