Curso de Matemática - Licenciatura (CAA)
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- Laboratório do Núcleo de Investigação de Práticas Pedagógicas para o Ensino de Química (NIPPEQ)
Sobre o curso Sobre o curso
Os objetivos do Curso aqui proposto assumem as recomendações das Diretrizes Nacionais para a Licenciatura em Matemática[1] e contemplam as metas do Projeto de Interiorização da Universidade Federal de Pernambuco de julho de 2005. Nesta perspectiva, entende-se que a licenciatura em foco deve atender a necessidade de formação profissional do professor de Matemática, articulando, por um lado, as atividades de ensino, pesquisa e extensão e, por outro, a universidade com as redes de ensino básico. Desta forma, busca-se contribuir de modo significativo para a elevação da qualidade do ensino de Matemática na Educação Básica, na região agreste de Pernambuco.
Objetivo Geral
Formar professores de Matemática para atuarem na Educação Básica, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, de modo a atender as especificidades dos alunos a que se destina e contribuir para a melhoria do ensino de Matemática neste nível da escolaridade.
Objetivos Específicos
- Garantir as condições necessárias para que os licenciandos em Matemática adquiram sólidos conhecimentos matemáticos e dos fundamentos do ensino dos conteúdos específicos desta disciplina, necessários para sua prática profissional;
- Proporcionar aos licenciandos a construção de uma base sólida de conhecimentos em Educação Matemática, na perspectiva de articulação com os conteúdos específicos de Matemática;
- Propiciar o Ensino de Matemática com o auxílio de recursos tecnológicos;
- Possibilitar a integração e a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso em situações reais de ensino, através da vivência dos estágios supervisionados e de outras ações complementares;
- Favorecer o desenvolvimento das atividades de ensino e de pesquisa em Matemática e Educação Matemática, em consonância com a evolução das pesquisas nestas áreas.
1] Parecer N.: CNE/CES 1.302/2001.
Vinculação: Núcleo Formação Docente
Localização: Centro Acadêmico do Agreste
Vagas Oferecidas no Vestibular: 80 (40 – 1ª Entrada e 40 – 2ª Entrada)
Turno(s): Noite
Carga Horária: 3.150 horas
Duração do Curso: Mínima – 09 Semestres / Máxima – 14 Semestres
Os licenciados em Matemática devem ter uma sólida formação técnico-científica em Matemática que propicie o entendimento do processo histórico da construção deste conhecimento e dos fundamentos do ensino, concernente aos princípios, conceitos e teorias, pautados nos avanços científicos e tecnológicos desta área. Além disto, como professor da Educação Básica, devem estar conscientes da responsabilidade na formação de seus alunos como cidadãos na sua plenitude.
Desta forma, seguindo orientações das Diretrizes Nacionais, o Curso de Matemática-Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE visa formar profissionais da Educação capazes de:
- Ter uma visão clara do seu papel social de educador com sensibilidade para interpretar as ações dos seus educandos;
- Compreender que a aprendizagem da Matemática pode contribuir para a formação dos indivíduos, para o exercício de sua cidadania e para a inclusão social;
- Entender que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos;
- Ter consciência do papel do professor na superação de obstáculos no ensino da Matemática, traduzidos pela angústia e sentimento de inferioridade, que muitas vezes estão presentes no quotidiano dos alunos.
Com vista a construir o perfil acima apresentado, a formação que ora propomos deve propiciar as condições necessárias para o desenvolvimento, pelo licenciando, de competências e habilidades como:
a) Expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
b) Trabalhar em equipe;
c) Compreender, criticar e utilizar a tecnologia disponível para a resolução de problemas;
d) Identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;
e) Estabelecer relações entre a Matemática e as outras áreas do conhecimento;
f) Conhecimento de questões contemporâneas.
No que se refere às competências e habilidades próprias do Educador Matemático, o licenciado em Matemática deverá desenvolver a capacidade de:
a) Elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a Educação Básica;
b) Analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
c) Analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a Educação Básica;
d) Desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
e) Criar situações didáticas de modo a auxiliar os alunos a transpor a enorme barreira que se verifica hoje no ensino básico em Matemática, em particular.
f) Perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico e como um espaço de criação e reflexão, no qual novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
g) Contribuir para a realização de projetos coletivos na Educação Básica.
A admissão de alunos na graduação da Universidade Federal de Pernambuco pode se realizar, atualmente, através dos seguintes processos seletivos: Vestibular, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Processo Seletivo de Ingresso por Reintegração e Transferência Interna e Processo Seletivo Extra vestibular-Transferência Externa e Diplomados.
No caso do curso de Matemática-Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste/UFPE, o acesso dá-se através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é a página eletrônica do Ministério da Educação (MEC) por meio da qual as instituições públicas de Ensino Superior ofertam vagas a estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Grupos de Pesquisa
Com o objetivo de integrar pesquisadores, fortalecer a formação dos alunos de graduação e incentivar a iniciação científica entre jovens estudantes, diversos grupos de pesquisa atuam no curso. Abaixo estão listados os grupos de pesquisa nos quais docentes e discentes estão envolvidos:
- Grupo de Pesquisa Diferença (GPD). Líderes: Profa. Dra. Simone Moura Queiroz (simone.mqueiroz@ufpe.br) e Prof. Dr. Roberto Ribeiro da Silva (roberto.ribeiros@ufpe.br). Espelho: https://dgp.cnpq.br/
dgp/espelhogrupo/259983
- Grupo de Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre (Gestor). Líderes: Prof. Dr. Jamerson Antonio de Almeida da Silva (jamersonufpe@gmail.com) e Profa. Dra. Katharine Ninive Pinto Silva (katharineninive@gmail.com). Espelho: http://dgp.cnpq.br/
dgp/espelhogrupo/13373
- Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Currículo e Docência (LAPPUC). Líderes: Profa. Dra. Kátia Silva Cunha (kscunha@gmail.com) e Profa. Dra. Tânia Maria Goretti Donato Bazante (taniabazante@gmail.com). Espelho: http://dgp.cnpq.br/
dgp/espelhogrupo/ 9789135984306039
- Grupo Aya-Sankofa de Estudos Decoloniais e Afrocentrados em Educação Matemática. Líderes: Prof. Dr. José Ivanildo Felisberto de Carvalho (ivanfcar@hotmail.com) e Prof. Dr. Alexander Cavalcanti Valença. Espelho: https://dgp.cnpq.br/
dgp/espelhogrupo/566985
- Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilístico (GERAÇÃO). Líderes: Profa. Dra. Cristiane de Arimatéa Rocha (cristiane.arocha@ufpe.br) e Profa. Dra. Juliana Azevedo Montenegro. Espelho: https://dgp.cnpq.br/
dgp/espelhogrupo/20610
- Grupo de Estudos em Recursos para a Educação (GERE). Líderes: Profa. Dra. Veronica Gitirana Gomes Ferreira (veronica.gitirana@gmail.com) e Prof. Dr. Rogério da Silva Ignácio. Espelho: https://dgp.cnpq.br/
dgp/espelhogrupo/463697
- Grupo de Pesquisa em Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE). Líderes: Profa. Dra. Iranete Maria da Silva Lima (iranetelima@yahoo.com.br) e Profa. Dra. Maria Joselma do Nascimento Franco. Espelho:http://dgp.cnpq.br/
dgp/espelhogrupo/28553
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática Inclusiva de Pernambuco (GEPeMI-PE). Líder: Profa. Dra. Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos (jaqueline.lixandrao@ufpe.br). Espelho: https://dgp.cnpq.br/
dgp/espelhogrupo/525358
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva. Líderes: Prof. Dr. Marcus Bessa de Menezes (marcusbessa@gmail.com) e Profa. Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira. Espelho: http://dgp.cnpq.br/
dgp/espelhogrupo/ 5281256436630573
- Núcleo de Pesquisa e Extensão de Formação Docente do Agreste Pernambucano (NUPEFAP). Líderes: Prof. Dr. Edelweis Jose Tavares Barbosa (edelweis.barbosa@ufpe.br) e Profa. Dra. Ana Paula Freitas da Silva. Espelho: http://dgp.cnpq.br/
dgp/espelhogrupo/ 7880887537195563
- Descrição: Nesta pesquisa temos como objetivo geral investigar a matemática subjacente a um conjunto de jogos quanto à estratégia de vitória, o conteúdo matemático e as habilidades mentais. De acordo com as orientações dos documentos oficiais, o uso dos jogos no ensino tem um aspecto positivo quanto aos benefícios que pode trazer ao desenvolvimento integral do indivíduo, embora haja poucas pesquisas conhecidas relacionadas ao tema, para o que selecionamos quarenta jogos de raciocínio ou estratégia. A pesquisa será feita no LEMAPE da UFPE-CAA, com leitura sobre jogos e sessões quinzenais de jogos, elaboração e confecção de fichas para impressão e divulgação nas redes sociais do laboratório, contendo a estrutura do jogo, a estratégia de vitória, o conteúdo e as habilidades mentais subjacentes a cada um dos 40 jogos selecionados no acervo. Disponibilizaremos o material obtido para o LEMAPE e redes sociais, e também em eventos e periódicos de divulgação científica.
- Coordenadores do projeto: Profa. Dra. Josinalva Estacio Menezes e Profa. Dra. Cristiane de Arimatéa Rocha.
- Edital: Edital PROPESQI nº 004/2024:PIBIC/UFPE/CNPq, PIBIC-Af/UFPE/CNPq, PIBITI/UFPE/CNPq.
- Descrição: Nesta pesquisa temos como objetivo geral investigar as potencialidades em vinte jogos de estratégia quanto aos conteúdos matemáticos, habilidades mentais e propostas de atividades subjacentes aos mesmos. Considerando que não vemos na literatura vigente trabalhos em quantidade significativa que aborde esse conjunto de temas, consideramos pertinente realizar a dita pesquisa. Como metodologia, optamos por um estudo exploratório descritivo, para o qual fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre jogos de estratégia quanto à estrutura e possíveis estratégias de vitória dos quais selecionamos vinte, realizamos sessões de jogos junto a um grupo de alunos voluntários buscando tais estratégias, elaboramos atividades com os jogos mobilizando os conteúdos e as habilidades que foram realizadas e avaliadas quanto ao potencial de aplicação pelos alunos e também pelos pesquisadores e elaboramos fichas para cada jogo quanto aos aspectos em foco. Pretendemos confeccionar vinte fichas, uma para cada jogo, contendo a estrutura, a descrição da estratégia de vitória e uma atividade.
- Coordenadora do projeto: Profa. Dra. Josinalva Estacio Menezes.
- Edital: Edital PROPESQI nº 004/2024:PIBIC/UFPE/CNPq, PIBIC-Af/UFPE/CNPq, PIBITI/UFPE/CNPq.
- Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral avaliar comparativamente o processo de ensino-aprendizagem na Licenciatura em Matemática em quatro universidades de Pernambuco, antes, durante e depois da pandemia da COVID19, respectivamente presencial, presencial-híbrido-ensino remoto emergencial e presencial, junto a alunos e professores, a partir dos seus discursos. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, e a pesquisa é qualitativa e quantitativa. Após o período da pandemia, causa de ainda haver ensino parcialmente híbrido ou remoto na universidade, o instrumento utilizado para coleta de dados será um questionário elaborado no formulário GoogleForms com perguntas fechadas e abertas que, posteriormente, será sistematizado para análise.
- Coordenadores do projeto: Profa. Dra. Josinalva Estacio Menezes e Prof. Dr. Almir de Lima Serpa.
- Edital: Edital PROPESQI nº 004/2024:PIBIC/UFPE/CNPq, PIBIC-Af/UFPE/CNPq, PIBITI/UFPE/CNPq.
- Descrição: O tema da inclusão no contexto educação vem suscitando um interesse cada vez mais crescente nos meios acadêmicos, com reforço por parte do governo federal através do Ministério da Educação-MEC. Para Seimetz, Menezes e Braga (2019), a necessidade de um tratamento específico para integrar e incluir, já sugere que essas pessoas têm necessidades especiais, e é o apoio para a superação das necessidades que leva à inclusão das mesmas nos contextos das demais pessoas”. (SEIMETZ, MENEZES e BRAGA, 2019, P.1). Temos, em nossas salas de aula, em pequenas quantidades em relação ao total, mas se fazendo notar de forma cada vez mais efetiva, alunos surdos, mudos, autistas, cegos ou deficientes visuais, diagnosticados com transtorno de déficit de atenção-TDA, muitos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade-TDAH, com dislexia, discalculia, surdez, ansiedade matemática e outros “distúrbios” que os fazem alunos com necessidades especiais, para os quais se tem começado lentamente a olhar para eles com mais cuidado.
- Coordenadores do projeto: Profa. Dra. Josinalva Estacio Menezes e Prof. Dr. Almir de Lima Serpa.
- Edital: Edital PROPESQI nº 004/2024:PIBIC/UFPE/CNPq, PIBIC-Af/UFPE/CNPq, PIBITI/UFPE/CNPq.
- Descrição: Neste projeto buscamos descrever a fala de Luiz Gonzaga por meio dos aspectos fonético-fonológicos e suas características sociolinguísticas. defendemos que tendo em vista a importância da figura de Gonzaga para toda microrregião do agreste e sertão, cultural histórica e linguística, estudar a fala do cantor representa estudar a fala e identidade de todo um povo.
- Coordenadora do projeto: Profa. Dra. Katia Nepomuceno Pessoa.
- Edital: Edital PROPESQI nº 004/2024:PIBIC/UFPE/CNPq, PIBIC-Af/UFPE/CNPq, PIBITI/UFPE/CNPq.
- Descrição: Pesquisas mais sistemáticas são necessárias para saber quando e como a gamificação pode ser usada para um benefício mais significativo em um ambiente educacional. Existem muitas opções diferentes de gamificação e seu uso varia amplamente, assim como existem diferentes fundamentações teórica-metodológicas adotadas nestes estudos. É a partir deste contexto que formulamos nosso problema de pesquisa: Como a utilização de uma proposta metodológica envolvendo gamificação pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de matemática? Para tentar responder ao problema de pesquisa foram sistematizados um objetivo geral e quatro objetivos específicos. OBJETIVOS Geral: Analisar como a utilização de uma proposta de didática envolvendo a utilização de gamificação pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Específicos: I - Apresentar um mapeamento horizontal da produção científica do estado de Pernambuco sobre a utilização de gamificação na educação. II - Apresentar um mapeamento vertical da produção científica do estado de Pernambuco sobre a utilização de gamificação no ensino de matemática III – Elaborar um jogo digital educativo com potencialidades para contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de matemática IV - Analisar os impactos da utilização do jogo digital no processo de ensino e aprendizagem de matemática. PERCURSO METODOLÓGICO Para atender aos objetivos delineados para este estudo, primeiramente, será realizado um mapeamento das produções científicas sobre a gamificação em duas perspectivas, uma geral e outra mais específica. A mais geral será referente a um mapeamento horizontal, em que investigaremos: Qual a dimensão da gamificação na educação no estado de Pernambuco? Como e há quanto tempo a gamificação vem sendo adotada como metodologia de ensino? De que forma os educadores pernambucanos utilizam a gamificação na prática? Quais os componentes curriculares mais adotam a gamificação em sala de aula? Na sequência, será realizado um mapeamento vertical para compreender como a gamificação tem sido utilizada como metodologia de ensino de matemática, quais os avanços foram conseguidos e quais as problemáticas foram encontradas. A partir dos resultados dos mapeamentos será desenvolvido um jogo digital na plataforma Scratch com atividades gamificadas para o ensino de matemática; na sequência, a proposta didática atrelada ao uso de gamificação para o ensino de matemática será implementado numa escola da rede pública de Caruaru-PE para produção de dados. Por fim, os dados produzidos durante a utilização da referida proposta serão detalhadamente analisados para identificação de possíveis contribuições e limitações do uso de gamificação no ensino de matemática.
- Coordenadora do projeto: Profa. Dra. Naralina Viana Soares da Silva Oliveira.
- Edital: Edital PROPESQI nº 004/2024:PIBIC/UFPE/CNPq, PIBIC-Af/UFPE/CNPq, PIBITI/UFPE/CNPq.
- Descrição: O projeto proposto tem como objetivo identificar as relações institucionais do tema Função Exponencial nos livros didáticos de matemática aprovados no PNLD do Ensino Médio de Matemática do ano de 2021. A Teoria Antropológica do Didático é utilizada como suporte teórico. É uma pesquisa do tipo documental e estaremos analisando livros didáticos de Matemática.
- Coordenador do projeto: Prof. Dr. Valdir Bezerra dos Santos Junior
- Edital: Edital PROPESQI nº 004/2024:PIBIC/UFPE/CNPq, PIBIC-Af/UFPE/CNPq, PIBITI/UFPE/CNPq.
- Descrição: Os dispositivos (Agamben, 2009; Deleuze, 1990) são produtores de modos de subjetivações que vão compondo o sujeito, por meio de relações de forças que capturam e produz subjetividade (Foucault, 2005). A disciplina como tecnologia do poder apresentada por Foucault (2011) nos apresenta ao dispositivo escolar como um espaço de docilização dos corpos, sendo as diferenças irrelevantes, pois os enxergam como algo uno. E se observássemos as diferenças interculturais durante as aulas de matemática? Será que isto poderia contribuir com o ensino de esta disciplina? Sendo o objetivo desta pesquisa o de descrever, por meio da cartografia existencial, após ações e discussões, como a Filosofia da Diferença e a Educação Intercultural poderiam contribuir para o Ensino de Matemática. Para com isto, visamos responder ao seguinte problema de pesquisa: Como a Filosofia da Diferença e a Educação Intercultural poderiam contribuir para o ensino de Matemática? Tendo como participantes da pesquisa sujeitos da educação, composto por discentes da educação básica, da licenciatura em matemática e do mestrado em ensino de ciências de Matemática e docentes da educação básica. Sendo esta uma pesquisa básica, qualitativa, descritiva e quanto aos procedimentos investigativos utilizaremos a cartografia existencial (Passos, Kastrup, Tedesco, 2015; Rolnik, 1989, 2011; Silva et al, 2013) como pressuposto metodológico.
- Coordenadora do projeto: Profa. Dra. Simone Moura Queiroz.
- Edital: Projeto de Iniciação Científica - PIBIC.
- Descrição: Nosso problema de pesquisa busca responder à seguinte questão: quais são as implicações da recente reforma do ensino médio nas redes estadual e federal dos estados de Pernambuco, Pará e Ceará? O objetivo geral é analisar essas implicações em três estados distintos e em diversas cidades. Para isso, os objetivos específicos incluem investigar os processos de integração de saberes e conhecimentos escolares na formação de jovens e adultos em Institutos Federais; examinar os rumos das Políticas Educacionais relacionadas ao Ensino Médio Integrado; analisar a implementação do Novo Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; avaliar a implementação do Novo Ensino Médio nas Redes Estaduais de Ensino; e investigar os impactos do Novo Ensino Médio no trabalho docente da Educação Integrada.
- Coordenadora do projeto: Profa. Dra. Katharine Ninive Pinto Silva
- Edital: Projeto de Iniciação Científica - PIBIC.
- Descrição: A proposta de projeto de extensão tem como objetivo capacitar docentes de matemática da educação básica no ensino de programação em Python, com foco na alfabetização em lógica de programação. A ideia é oferecer um curso de formação, com duração de 80 horas, que abordará conceitos básicos de programação, tais como variáveis, condicionais, laços de repetição, funções, listas e dicionários, entre outros. Para a realização do curso, serão utilizados materiais didáticos, como apostilas, vídeos e exercícios, que serão disponibilizados aos participantes. Além disso, serão promovidos encontros presenciais e virtuais para a discussão dos conteúdos e esclarecimento de dúvidas. Ao final do curso, espera-se que os participantes estejam aptos a desenvolver atividades que envolvam a programação em Python em suas aulas de matemática, tornando o ensino mais dinâmico e atraente para os alunos, além de promover a alfabetização em lógica de programação.
- Coordenadores do projeto: Prof. Dr. Marcilio Ferreira dos Santos e Profa. Dra. Naralina Viana Soares da Silva Oliveira.
- Período: 16/09/2024 a 21/02/2025.
- Descrição: Neste curso propomos aproximar os planos de imanências de Arendt, Bauman, Deleuze, Foucault, Nietzsche e Rousseau, habitat de conceitos variados, por meio de deslocamentos à Educação e neste ateliê de ideias divergentes e convergentes, expressas por meio de discussões teóricas permitir o ressoar de uma aprendizagem, numa perspectiva interacionista. Para isto, haverá encontros semanais, em ambientes virtuais, em que serão discutidos textos lidos previamente, finalizando o curso por meio de auto avaliação e resenha enviadas via plataforma Google Acadêmico.
- Coordenadores do projeto: Profa. Dra. Simone Moura Queiroz e Prof. Dr. Roberto Ribeiro da Silva.
- Período: 03/07/2024 a 21/08/2024.
- Descrição: O projeto "Jogos Matemáticos em Ações do LEMAPE: Currículo, Tradições e Culturas", localizado no Laboratório de Ensino de Matemática do Agreste Pernambucano (LEMAPE) em Caruaru, visa Desenvolver e implementar recursos e oficinas de matemática lúdica para professores do ensino fundamental da rede municipal de Caruaru, integrando elementos culturais e tradicionais das populações prioritárias das políticas de ações afirmativas. Justificado pela necessidade de enriquecer e diversificar o currículo de matemática, que historicamente é dominado por uma perspectiva eurocêntrica que invisibiliza os conhecimentos dos povos indígenas e africanos, o projeto introduz jogos matemáticos de diferentes origens culturais para promover uma educação com equidade e de qualidade. Os procedimentos incluem: a) conversas/entrevistas com professores do município para identificar os materiais que estão sem a devida utilização; b) pesquisas e estudos que acrescentem questões étnicas, culturais e tradicionais relativas ao jogo. c) elaboração de apostilas de orientação sobre o uso buscando a relação com o currículo de matemática da rede atrelado a perspectivas multi ou pluricultural e interdisciplinar; d) proposição de oficinas para professores e futuros professores para disseminação do material; e) discussão sobre avaliação e feedback das oficinas e materiais por professores de matemática, a fim de realizar ajustes e melhorias que se adequem a cada realidade; f) divulgação das experiências e resultados do projeto em eventos acadêmicos. Os resultados esperados incluem a diversificação do currículo de matemática, melhoria no desempenho e engajamento dos alunos, capacitação e valorização dos professores, inclusão e valorização da diversidade cultural, fortalecimento da comunidade escolar, desenvolvimento de competências dos estudantes de graduação e impacto e transformação social. O projeto visa reduzir desigualdades educacionais e sociais, promover uma educação de qualidade e equitativa, e estimular mudanças nas políticas educacionais para uma abordagem mais inclusiva e representativa.
- Coordenadores do projeto: Profa. Dra. Cristiane de Arimatéa Rocha e Prof. Dr. José Ivanildo Felisberto de Carvalho.
- Período: 02/09/2024 a 30/06/2025.
- Descrição: Nesta ação, temos como objetivo geral implementar formações para estudantes e professores dos cursos de licenciaturas da Campus Acadêmico do Agreste, CAA da UFPE através do Instituto GeoGebra de Pernambuco. Contaremos com o auxílio de dois alunos, os quais irão auxiliar nas formações desde a ampla divulgação, elaboração do material, auxiliar na execução, convidar os participantes, organizar o calendário conforme as inscrições e por fim auxiliar nas ações que serão executadas. Para desenvolver as ações, deveremos distribuir as tarefas dentre os componentes da equipe de execução; sistematizar reuniões periódicas para a orientação quanto às atividades destinadas ao instituto; pesquisar material para elaboração das atividades que serão trabalhadas nas formações; divulgar as formações na plataforma GeoGebra pelo Instituto GeoGebra de Pernambuco tanto nas redes sociais, quanto no site do instituto, bem como assessoria da comunicação da universidade. A plataforma GeoGebra é uma plataforma de gestão de aprendizagem que potencializa tanto no ensino quanto a aprendizagem de diversos conteúdos da matemática. A plataforma GeoGebra dispõe de diversos aplicativos e ferramentas que proporcionam a criação de artefatos para potencializar o aprendizado. Bem como nosso Instituto GeoGebra de Pernambuco dispõe de sala de secretaria, 30 aparelhos de celulares para oportunizar nas demandas das atividades das ações de formação, além de um espaço para realizarmos as formações.
- Coordenadores do projeto: Prof. Dr. Ricardo Antonio Faustino da Silva Braz e Profa. Dra. Josinalva Estacio Menezes.
- Período: 02/09/2024 a 28/02/2025.
- Descrição: Nesta ação, temos como objetivo geral elaborar 30 jogos de tabuleiros em material impresso e plastificado com atividades relacionadas para aulas e oficinas de matemática. Contaremos com um conjunto de 18 alunos voluntários do curso de matemática, para auxiliar na criação e elaboração dos tabuleiros, e também para opinar sobre as atividades. Os jogos de tabuleiro serão impressos em papel couchê, com as regras e o objetivo do jogo no verso, e posteriormente imprimir e plastificar. Para executar o trabalho, vamos realizar uma pesquisa bibliográfica para selecionar 30 jogos quanto à estrutura: tabuleiro, regras e objetivos de vitória; elaborar as fichas dos jogos selecionados em arquivo PDF; confeccionar a partir dos arquivos PDF, as fichas dos jogos e as respectivas peças; plastificar as fichas de jogos e confeccionar suas peças; organizar os kits e disponibilizar os jogos e o relatório da ação para o público acadêmico. Esperamos confeccionar os 30 modelos de jogos, compostos de tabuleiro impresso e plastificado e peças, os quais deverão ser organizados e alocados adequadamente. O material será disponibilizado no Laboratório de Ensino de Matemática de Pernambuco-Lemape, em aplicação de atividades práticas como oficinas para alunos e professores visitantes e também utilizados em atividades práticas em eventos de divulgação científica. Os jogos poderão também ser manipulados por visitantes do laboratório, oriundos principalmente de escolas do entorno. Pretendemos ainda disponibilizar o material nas redes sociais do LEMAPE. Acreditamos poder ampliar a formação dos estudantes utilizando o material em atividades nas disciplinas relacionadas, levar o conhecimento e metodologia de uso à comunidade acadêmica promovendo a democratização do conhecimento matemático, contribuir para melhorar a organização do trabalho docente, divulgar os jogos junto às instituições de ensino do entorno do campus no que se refere às escolas de Ensino Básico e do Ensino Superior, e também inspirar estudantes e profissionais a novas produções em torno do tema.
- Coordenadores do projeto: Profa. Dra. Josinalva Estacio Menezes, Profa. Dra. Cristiane de Arimatéa Rocha e Prof. Dr. Valdir Bezerra dos Santos Junior.
- Período: 05/11/2023 a 24/09/2024.
- Descrição: O projeto de apadrinhamento, também conhecido como mentoria ou tutoria, é uma prática bastante comum em universidades ao redor do mundo. Diferentes Universidades Brasileiras (UFRJ, USP, UNESP, UFMG, UFERSA, UNIFAL, Unicamp) já adotam essa prática a fim de garantir uma melhor integração dos calouros no Ensino Superior, como também promover o bem-estar no ambiente acadêmico. Nesse sentido, o projeto tem por objetivo proporcionar o apoio extra, seja acadêmico ou social, aos novos estudantes do curso de Matemática- Licenciatura, geralmente calouros, por meio da orientação de estudantes veteranos (super padrinhos e super madrinhas). Para sua implementação contamos com o apoio do Diretório Acadêmico da Matemática e sua capilaridade, a fim de proporcionar diferentes experiências aos integrantes do projeto. Nesse sentindo, esse projeto pode auxiliar esse quadro uma vez que se propõe a integrar novos licenciandos as atividades acadêmicas, culturais e sociais do curso de matemática. Os padrinhos e madrinhas podem auxiliar os calouros em diversas demandas do CAA, como por exemplo, a infraestrutura e funcionamento do CAA, informações sobre serviços do CAA (apoio acadêmico, transporte, financeiro, saúde física e mental), Vida acadêmica (perfil curricular do curso de matemática, disciplinas, redes sociais do CAA de informações, matrícula, Sigaa, calendário escolar), além das diversas informações sobre a agenda do curso e do campus de ambito acadêmico, cultural, extesionista, esportiva, estrutural. Dessa forma, entendemos que essa ação pode promover mudanças na aceitação do curso pelos estudantes, tantos os padrinhos quanto os calouros, auxiliando na proposição de um ambiente acolhedor para o curso de matemática-licenciatura. O projeto terá validade para dois semestres letivos 2023.2 e 2024.1 a fim de integrar as duas turmas nesse período. everão ser formados cerca de 30 a 40 duplas de apadrinhado por semestre. Espera-se que esses estudantes calouros tenham uma melhor integração no Curso de Matemática-Licenciatura, promovendo o bem-estar institucional e informações administrativas, apoio e orientações necessárias.
- Coordenadora do projeto: Profa. Dra. Cristiane de Arimatéa Rocha e Profa. Dra. Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos.
- Período: 23/10/2023 a 31/10/2024.
Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Oliveira |
Cristiane de Arimatéa Rocha |
Edelweis José Tavares Barbosa |
Ewellen Tenório de Lima |
Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos |
José Ivanildo Felisberto de Carvalho |
Katharine Nínive Pinto Silva |
Luan Soares de Sousa |
Marcus Bessa de Menezes |
Naralina Viana Soares da Silva |
Otávio Augusto Chaves Brandão dos Santos |
Roberto Ribeiro da Silva |
Simone Moura Queiroz |
Valdir Bezerra dos Santos Júnior |
José Eric Alves de Oliveira (Representante Discente) |
- Componentes Curriculares: (clique aqui)
- Ementas das Disciplinas:(clique aqui)
- Ementas Assinadas das Disciplinas (clique aqui)
Docentes Efetivos:
Ana Lúcia Galvão Leal Chaves | Lattes |
Anna Luiza Aráujo Ramos Martins de Oliveira | Lattes |
Cleiton de Lima Ricardo | Lattes |
Cristiane de Arimatéa Rocha | Lattes |
Edelweis José Tavares Barbosa | Lattes |
Elizabeth Lacerda Gomes | Lattes |
Felipe Sinésio Trajano de Arruda | Lattes |
Gilceno Rodrigues de Sousa Neto | Lattes |
Gleybson Miguel da Silva | Lattes |
Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão dos Santos | Lattes |
José Dilson Beserra Cavalcanti | Lattes |
José Ivanildo Felisberto de Carvalho | Lattes |
Katharine Nínive Pinto Silva | Lattes |
Kátia Nepumoceno Pessoa | Lattes |
Kátia Silva Cunha | Lattes |
Laerte Leonaldo Pereira | Lattes |
Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda | Lattes |
Marcílio Ferreira dos Santos | Lattes |
Marcos Luiz Henrique | Lattes |
Maria do Desterro Azevedo da Silva | Lattes |
Naralina Viana Soares da Silva | Lattes |
Paulo Roberto Câmara de Sousa | Lattes |
Simone Moura Queiroz | Lattes |
Valdir Bezerra dos Santos Júnior | Lattes |
Docentes Substitutos:
Antônio Cláudio Marques Afonso | Lattes |
Carolina Santos de Miranda | Lattes |
Jean Martins Arruda dos Santos | Lattes |
Lidiane Pereira de Carvalho | Lattes |
Luan Danilo Silva dos Santos | Lattes |
Luis Felipe Serra Cadiz | Lattes |
Marta Maria De Lima Silva | Lattes |
Paulo Mcmiller Crisóstomo de Oliveira | Lattes |
Renata Fabrícia Villa Nova da Silva | Lattes |
Thiago Brito Gonçalves Guerra | Lattes |
Autorização: Documento nº 121, de 05/07/2012, publicado em 06/07/2012.
Reconhecimento de Curso: Portaria 618 de 30/10/2014, publicada em 31/10/2014.
Renovação de Reconhecimento do Curso: Portaria 375 de 29/05/2018, publicada em 30/05/2018.
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SEGEC - Secretaria Geral dos Cursos de Graduação
Chefe de Setor: Tiago Augusto Silva FerreiraHorário de Atendimento: de segunda à sexta das 8h às 20h30min. Casa do Estudante
segec.agreste@ufpe.br 81 2103 - 9208José Eric Alves de Oliveira
Representação EstudantilEdelweis José Tavares Barbosa
Coordenação de EstágioJaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos
Coordenação do Curso. Atendimento ao público: Às terças - feiras, das 16 às 20h.Casa do Estudante, 1º andar, sala 2 do lado direito, em frente ao bloco administrativo.
coordmatematica.caa@ufpe.br