Projetos em Andamento
Fazer Ciência: Desenvolvimento de Roteiros Experimentais Interdisciplinares para Alunos do Ensino Médio
Prof. Paulo Henrique Menezes da Silva (dQF) - coordenador
Vigente de: 02/09/2024 - 29/08/2025
Resumo da ação:
O projeto Fazer Ciência é voltado para estudantes do Ensino Médio. Com a perspectiva de implementação do Novo Ensino Médio, faz-se necessário desenvolver experimentos interdisciplinares que envolvam as chamadas Ciências da Natureza: Química, Física e Biologia. Nesse sentido, o projeto se destina à elaboração de novos roteiros experimentais e, em fase posterior, ao recebimento de estudantes de escolas públicas para a realização desses experimentos em um laboratório da UFPE. Cabe ressaltar que os experimentos propostos serão conduzidos pelos próprios estudantes com a supervisão dos tutores do projeto (discentes da UFPE). As escolas públicas brasileiras ainda precisam de aprimoramento quanto à oferta de atividades em laboratório. Esta realidade é preocupante porque a experimentação é parte indissociável do saber científico. A universidade pode e deve atuar no sentido de estabelecer parcerias com as escolas para que essa lacuna do processo pedagógico seja amenizada. Com isso, os adolescentes do ensino médio poderão consolidar os seus conhecimentos de ciência com visitas à universidade para a experimentação científica. Após a fase inicial de planejamento, pretende-se receber semanalmente grupos de estudantes que receberão orientação para a condução dos roteiros práticos. Esses roteiros estarão apropriados aos conteúdos programáticos abordados nas escolas. Estimular o conhecimento científico de estudantes de escolas públicas, muitos deles em situação de vulnerabilidade social, é uma maneira de priorizar uma inclusão social efetiva, através da criação de oportunidades de aprendizado, e visando a melhoria do ensino de ciências na região.
Divulgação de Ciência e de Criatividade - Ano III
Profa. Carla Claudia da Rocha Rego Monteiro (DE) - coordenadora
Vigente de: 02/09/2024 - 31/07/2025
Resumo da ação:
O projeto em tela tem como objetivo dar continuidade ao projeto de extensão intitulado “Divulgação de Ciência e Criatividades – Ano II”, realizado entre agosto de 2023 e junho de 2024, registrado no SIGAA com o código: PJ121-2023, e contemplado pelo edital PIBExC 2023. Além de consolidar as ações desenvolvidas nos anos anteriores, este projeto irá possibilitar uma maior interação entre a comunidade e o Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco. Neste novo projeto tem-se como propósito promover a divulgação científica dos trabalhos de pesquisa e ensino do CCEN-UFPE além de divulgar as pesquisas realizadas de forma menos formal. A execução do projeto será conduzida em quatro ações: criação e divulgação de curtos vídeos dos trabalhos de estudantes e egressos realizados com docentes do CCEN/UFPE em redes sociais para público geral; realização do III Workshop para Divulgação Científica e Didáticas do CCEN para alunos de UFPE, UFRPE, IFPE, UNICAP etc; ações com alunos do ensino fundamental e médio mostrando a importância da Ciência e incentivando-os a realizarem cursos de exatas; e apresentações de experimentos e jogos em praças públicas do Recife, para o público geral. De caráter multidisciplinar, o projeto tem ações voltadas à comunidade dos cursos e programas do Centro de Ciências Exatas e da Natureza-CCEN da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE: departamentos de Estatística, Física, Matemática e Química Fundamental, e programa de pós-graduação de Ciência de Materiais, o que possibilita a interação e a integração entre os membros da comunidade. As ações também envolvem os egressos dos cursos e programas citados residentes dentro e fora do Brasil, e um público fora da academia. Apresentações voltadas a cientistas mulheres incentivam novas meninas estudantes a seguirem na vida acadêmica, além de mostrar o protagonismo da mulher na ciência.
Desenvolvimento de metodologias analíticas e execução de ensaios especializados na Central Analítica do DQF/UFPE
Prof. André Galembeck (dQF) - coordenador
Vigente de: 01/07/2024 - 30/06/2029
Resumo da ação:
Este projeto visa ao desenvolvimento de novas metodologias analíticas baseadas em técnicas de análise química instrumental especializadas que possibilitam a identificação de compostos químicos, a quantificação de substâncias e elementos, purificação de amostras, separação de misturas com quantificação de seus componentes, avaliação de estabilidade de materiais diversos e determinação estrutural, entre outras atividades. As amplas possibilidades listadas acima de forma não extensiva possibilitam desenvolver diversas aplicações como por exemplo o estabelecimento de metodologias e parâmetros de controle de qualidade, determinações de grau de pureza, estabelecimento de prazos de validade, identificação e confirmação das características de matérias-primas e produtos, execução de ensaios normatizados e desenvolvimento de novos produtos. A definição das estratégias e estabelecimento das rotinas, entretanto, depende da natureza da demanda e das amostras, de modo que exigem, simultaneamente, a disponibilidade de um parque instrumental de equipamentos com características específicas, especialistas capacitados e execução técnica com precisão. A Central Analítica tem recebido demandas para o desenvolvimento e realização de análises, ensaios, desenvolvimento de metodologias e processos, por parte de organizações externas, cujas especificidades não justificam a elaboração de projeto específico. Este projeto foi concebido para que se possa ter agilidade no atendimento das demandas de empresas, pessoas físicas e outras organizações, contribuindo para aumentar o grau de inserção da UFPE com a sociedade.
Olhar Atento: prevenção ao assédio
Prof. Nadja Kolb Bernardes (DF) - coordenadora
Vigente de: 16/06/2024 - 15/06/2025
Resumo da ação:
A abordagem do assédio no ambiente universitário não se limita a uma questão interna, mas reflete a responsabilidade da instituição na construção de uma cultura de respeito e dignidade. O presente projeto visa conscientizar e capacitar a comunidade acadêmica do CCEN, promovendo reflexão sobre o assédio e seus impactos. Por meio de cartazes, Instagram, palestras e formulários de levantamento, busca-se disseminar conhecimento sobre o tema e identificar casos de assédio. Espera-se uma maior sensibilização dos membros do centro, refletida no engajamento com as atividades propostas. O sucesso do projeto será avaliado pelo alcance das ações educativas e pelo envolvimento da comunidade, refletindo uma cultura de respeito e apoio às vítimas de assédio.
Minha casa, sua casa, nossa casa - MSN
Prof. Alex Dias Ramos (DE) - coordenador
Vigente de: 07/06/2024 - 13/12/2024
Resumo da ação:
Atravessamos a pandemia da COVID-19, o que claramente afetou de forma negativa vários pontos em nosso desenvolvimento social. Dentre estes, observamos uma queda na compreensão de conteúdos escolares, dando-se destaque aos conteúdos de matemática. Fato este que pode ser comprovado pelo desempenho dos alunos do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Este quadro tem um efeito negativo de "inércia" na formação acadêmica dos estudantes. Discentes que ingressam no curso superior com esta falta na sua formação, demonstrarão grande dificuldade em aprender/assimilar os conteúdos que serão apresentados durante o curso, isto é um fator de desmotivação com o estudo. O projeto MSN vem contribuir na direção de oferecer aos estudantes recém ingressantes na universidade(não se limitando a estes): a oportunidade de revisitarem alguns conceitos de matemática do ensino médio; integração social com os alunos e docentes do departamento de estatística; apresentação dos órgãos representativos da universidade e de linhas de pesquisa. Durante o período de desenvolvimento do projeto, serão divulgadas, com uso de e-mails e no site do projeto, as atividades, as quais contemplarão: palestras, comunicações curtas e seminários.
Projeto: Reforço Solidário UFPE: Uma Iniciativa de Aprimoramento Escolar para Estudantes da Educação Básica
Profa. Roberta Ayres de Oliveira (dQF) - coordenadora
Vigente até: 20/12/2024
Resumo da ação:
O Reforço Solidário UFPE é uma oportunidade para que adolescentes do ensino fundamental possam consolidar os conhecimentos escolares, com encontros semanais. Inicialmente, haverá uma turma de 40 alunos à tarde e as aulas serão ministradas por alunos das Licenciaturas da UFPE. Esta é uma maneira de priorizar uma inclusão social efetiva, através da criação de oportunidades de reforço e consolidação do aprendizado, e visando a melhoria do ensino de ciências na região.
Estatística e sua atuação na sociedade
Profa. Maria do Carmo Soares de Lima (DE) - coordenadora
Vigente de 01/11//2023 até 19/12//2024
Resumo da ação:
“O projeto visa promover ações que gerem produções/parcerias científicas entres instituições brasileiras. Além disso, as ações terão como um de seus principais objetivos fornecer à sociedade informações que podem ajudar em eventuais soluções do dia-a-dia e também mostrar um pouco do que é feito na Estatística da UFPE. Uma das ações (Reunião Regional da Associação Brasileira de Estatística - Edição especial: Estatística e Saúde) visa promover um evento científico que reflita na importância da união entre as áreas de conhecimento e que resulte em novos produtos com resultados pertinentes para a sociedade como um todo, trazendo à tona assuntos relevantes para a sociedade como COVID-19, análises climáticas e feminicídio. Para tanto, a equipe de execução, composta por discentes de graduação e pós-graduação de estatística da UFPE bem como por docentes da UFPE e da UFRPE, tentará trazer pesquisadores que atuam nessas áreas e que possam mostrar os resultados de suas pesquisas e como elas agregam valor aos problemas encontrados. Além disso, terá discussões via sessões temáticas e de pôsteres e também debates em mesa redonda.”
Qciência: feira de ciências como ação integradora do conhecimento científico e transformação social em Pernambuco
Prof. Elton de Lima Borges (dQF) - coordenador
Vigente de: 20/09/2023 - 30/12/2024
Resumo da ação:
O projeto visa atuar junto às escolas públicas estaduais, dos municípios do estado de Pernambuco, os quais estão distribuídos na Região Metropolitana de Recife, Região da Mata e Região Agreste. O projeto contemplará os seguintes municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Paudalho e Abreu e Lima na Região Metropolitana de Recife, Vitória de Santo Antão, Carpina, Nazaré da Mata e Catende na Região da Mata, e Caruaru, Bezerros, Garanhuns, Brejão, Limoeiro, Gravatá e Buíque na Região Agreste, por entender que a educação é fator primordial no desenvolvimento de um país mais digno a todos os seus cidadãos e principal instrumento de transformação socioeconômica, de preservação da natureza, resgate da cultura e dos saberes endógenos. Entende-se que o projeto contribuirá com o imperativo de implicar a comunidade educacional em planejar, construir, analisar, repensar e estabelecer métodos e instrumentos de formação coletiva, contemplando as concepções de ciência, valores, vida e as diversificadas visões de mundo. A feira de ciências será realizada levando em consideração trabalhos originais no formato de resumo, e apresentação dos experimentos. Também serão realizadas outras oficinas, palestras e minicursos além de uma mostra de Mangá, onde serão escolhidos os melhores temas com linhas temáticas de ciências. Com a realização da feira de ciências, pretende-se que ocorra um aumento do interesse e maior entendimento por parte dos alunos em relação à disciplina de Ciências Exatas e da Terra.
Para saber mais, fique de olho em nosso instagram!