A Proacad

PDF Imprimir E-mail
A Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proacad) é a instância responsável pelos assuntos referentes ao ensino de graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Cabe a ela atuar junto aos estudantes, docentes, coordenadores de cursos, coordenadores das áreas básicas, chefes de departamentos e diretores de centro.

A importância da Proacad decorre do fato de que o ensino de graduação é uma atividade central da UFPE. É da responsabilidade de órgão garantir a qualidade dos cursos de graduação oferecidos e reafirmar seu compromisso social, articulando o ensino com as áreas de pesquisa e extensão.

São de responsabilidade da Proacad, em conjunto com as coordenações de curso, a organização, o funcionamento e a política didático-pedagógica da graduação e a coordenação do processo de avaliação da qualidade do ensino.

Em relação à comunidade escolar da Universidade, é de competência da Proacad a coordenação da qualificação dos docentes dos cursos de graduação e o controle acadêmico dos estudantes no que diz respeito aos aspectos legais e documentação.

O órgão ainda tem a atribuição de gerenciar os programas e ações de assistência e permanência estudantil, a coordenação de apoio acadêmico e a coordenação da Divisão do Corpo Discente.

A Proacad atua em conjunto com a Câmara de Graduação e de Admissão e Ensino Básico (CGAEB), os Colegiados dos Cursos de Graduação, as Câmaras de Graduação dos Centros Acadêmicos, além de Comissões de Trabalho em temas específicos.  

Objetivos


Em linhas gerais, são objetivos da Proacad:
  • coordenar a política didático-pedagócica ensino de graduação na UFPE;
  • promover o controle acadêmico dos estudantes de graduação da UFPE;
  • coordenar a qualificação dos cursos de graduação;